jump to navigation

Projeto resgata influência da escola na vida da comunidade dezembro 1, 2008

Posted by Bravo in Bairro Alto, Cultura, Educação.
Tags: , , , ,
trackback

A comemoração dos 32 anos da Escola Municipal Araucária no Bairro Alto marca também a abertura para a comunidade. Desde a manhã do último sábado (29) do mês de novembro, a união entre escola e moradores passa a ser efetiva. Essa é uma das possibilidades a serem exploradas com a implantação do programa Comunidade Escola na instituição, envolvendo múltiplas atividades. Nos fins de semana, das 9h às 17h, representantes da comunidade, da escola e da prefeitura promovem uma interação, em especial, através de projetos na área de saúde, geração de renda, promoção de cidadania.

“É uma iniciativa que vai abrir espaço, em especial, para a cultura e o lazer, que são eixos do programa” ressalta Daniele Pereira, uma das coordenadoras. Circular da Secretaria da Educação define o Comunidade Escola como um sistema em que as atividades valorizam as escolas municipais como centros de irradiação da vida da comunidade. Os objetivos básicos estão voltados para a promoção de conhecimento e desenvolvimento da comunidade local. A professora do ensino fundamental Marinez Mendonça vê com bons olhos e assinala a interação como saída mais importante. “Essa abertura é uma necessidade da própria comunidade, que cobra isso da gente”, lembra.

O programa lançado em maio 2005 já conta com uma parceria junto ao projeto Não-Violência. Até o ano passado, eram pelo menos 60 escolas vinculados ao Comunidade Escola, contemplando mais de 1,5 milhão de participantes, entre crianças, jovens e adultos. Levantamentos da secretaria apontam que 89% dos beneficiados são moradores do bairro, e a assiduidade supera os 70% dos participantes. A iniciativa funciona como mecanismo de aproximação da comunidade. Segundo o guarda municipal Marco Amaral, eram esperados 1000 pessoas entre pais, alunos, funcionários, moradores e curiosos no lançamento no Bairro Alto, no último dia 29.

Interação Comunidade-Escola exerce papel motivacional

A professora Adinda Luisa organizou a apresentação durante o evento de 40 alunas da Escola Araucária, pertencentes à segunda etapa do ciclo dois de ensino. “A iniciativa foi das próprias meninas, que vêm ensaiando uma seqüência reunindo elementos da ginástica” explica, apontando para o entusiasmo das garotas em mostrar seu trabalho. “Nos apresentamos uma vez em outra escola e depois vamos se apresentar mais uma vez”, relata Natália Azevedo Costa, 10, da 4ª série e moradora do próprio bairro. “Minha mãe, meu irmão estão aí”, conta a menina sem esconder seu contentamento.

Um perfil dos atendidos pelo programa em Curitiba mostra que 80% não têm computador e possuem menos de vinte 20 livros em casa. A secretária da educação Eleonora Bonato Fruet, uma das autoridades presentes, falou aos alunos. “A razão primeira de tudo isso são vocês, nosso objetivo é formar pessoas que tenham valores agregados, pois as pessoas passam, mas a escola fica”, declarou a secretária, que cumprimentou a recém eleita diretora Vera Cristina Malheiros, bem sucedida no pleito do último dia 22 de novembro.

Empresas, associação de moradores, organizações não-governamentais e voluntários trabalham junto ao Comunidade Escola. Colaboradores podem ter acesso à Unidade Gestora através do telefone (41) 3350-3156.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: