jump to navigation

Coberturas Especiais 2009

IV Ciclo de Debates sobre Jornalismo e Novas Produções Universitárias

Acesse o arquivo da cobertura em tempo real das palestras, oficinas e atividades do evento realizada pelos estudantes do 4JOAD e 4JOAN.

Rdolfo Stancki, Wellington Sari, Luis Felipe Leprevost, Fabiano Vianna, Sheila Gorski (estudante do último ano de jornalismo/UniBrasil/organização do evento), Josiane Orvatich, Murilo Wesolowicz e Mariana Sanchez. Colaboração: Marcia Stopa; Foto: Cristiane Fortes

A Zona Leste na encruzilhada

Leia aqui os posts mais recentes

De um lado, as reformulações em um antigo cruzamento na Av. Victor Ferreira do Amaral. De outro,  a proposta de um novo terminal de ônibus do Capão da Imbuia. Os dois fatos chamaram a atenção dos repórteres do Capital da Notícia Zona Leste e servem de motivo para investigar as transformações recentes da região, que colocam desafios à qualidade de vida dos moradores e abrem possibilidades de desenvolvimento.

As duas turmas do quarto período do curso de Jornalismo da UniBrasil passam a cobrir, dia e noite, de 31 de agosto a 1º de outubro, essas duas realidades. A coleta de informações é conjunta e gradual e a publicação se dá por etapas. O objetivo é exercitar uma espécie de cobertura que revele, semanalmente, as camadas do acontecimento. Busca-se sair de uma observação limitada da realidade em direção a uma visão dos fatos e dos lugares em sua complexidade. Parte-se de um tom descritivo até se chegar a uma avaliação da situação, com base em especialistas.

As estratégia de apuração, publicação e atualização adotadas permitem a experimentação parcial, dentro da disciplina de Redação para a Web, de potencialidades dos sistemas de edição do jornalismo digital. Com a colaboração do leitor e dos comentários, as pautas e as matérias podem sofrer modificações a qualquer momento. As entradas informativas fragmentadas complementa-se para formar uma leitura dos fatos. Isto é, os textos não terminam quando publicados. Leia a cobertura e participe com as suas observações.

O terceiro lado da Rua Konrad Adenauer

Madrugada deserta na Konrad Adenauer 

Um olhar atento, treinado, pode mostrar que uma rua é mais do que uma passagem pública urbana para o trânsito de pessoas e veículos, como quer o dicionário. Mais do que um lugar de carros e gente, é onde a vida, de fato, é vivida. Ao longo dos quase 2 mil metros de extensão da Rua Konrad Adenauer, no Tarumã, acontecem muitas coisas que, da janela dos carros e na pressa do dia-a-dia, são imperceptíveis. Detalhes que só vêm à tona quando observados de um ângulo diferente.

Esta cobertura especial feita pelos alunos do quarto período noturno de Jornalismo (4JOAN) da UniBrasil, no primeiro bimestre de 2009, mostra a Konrad Adenauer de um outro jeito, deste outro ângulo. Tal qual o rio de três margens de Guimarães Rosa, a Konrad é mais do que o asfalto que separa duas calçadas. É palco de muitas histórias. Algumas divertidas, outras nem tanto. Mas que, com certeza, merecem ser contadas. Confira as reportagens.

 

WTCC gera emprego e mostra Curitiba a mais de 80 países

WTCC 2009

Quem assistiu às provas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) nos dias 7 e 8 de março, teve a oportunidade de presenciar uma das mais importantes competições do automobilismo, depois da Fórmula 1.

A primeira bateria foi marcada por muito sol e congestionamento ao redor do Autódromo Internacional de Curitiba. Na pista não ocorreu nenhum acidente mais grave. Augusto Farfus era o piloto que representava o Brasil. Mas quem dominou a etapa foi a equipe Seat a grande vencedora, com o piloto frances Yvan Mueller, seguido pelos companheiros de equipe Jordi Gene, da Espanha e Rickard Rydell, da Suécia.

Foram arrecadados 43 toneladas de alimentos. Profissionais das mais diferentes áreas estiveram envolvidos para que tudo estivesse perfeito para o evento. O campeonato fez aquecer a economia local, o turismo na região,o setor de transporte e infra-estrutura e movimentou o comércio informal.

O Capital da Notícia traz as principais informações da corrida, entrevista exclusiva com o piloto brasileiro Augusto Farfus e fatos curiosos do evento que você confere nas reportagens dos estudantes do 4º período de Jornalismo da UniBrasil.

Wanderli Loyola
Marcus Vinicius Tissot Mazolla

Coberturas 2008

Um barco aportado no jardim do Bairro Alto, em Curitiba

Um barco aportado no jardim do Bairro Alto, em Curitiba

Leia reportagem de Anna Carolina Azevedo

Comentários»

1. Atividade jornalística para o 4JOAN « Jefferson's Virtual Visions - setembro 5, 2009

[…] para formar uma leitura dos fatos. Isto é, os textos não terminam quando publicados. Leia a cobertura e participe com as suas observações:  […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: