jump to navigation

Museu de História Natural Capão da Imbuia amplia seu acervo. outubro 14, 2010

Posted by opingado in 4JOAN.
trackback

      por Larissa Cristini e Daniélle Parabocz

       Observar animais sem vida em seu meio ambiente, pode parecer mais chato do que ir ao zoológico. Mas no Museu de História Natural, a visita é bastante educativa e no mínimo curiosa. No local se encontram os animais taxidermizados (empalhados) em exposição, livros didáticos e matérias em meio liquido.

       Os animais destinados à exposição são empalhados em posições naturais, e colocados em ambientes que simulem os de suas origens, como o cerrado, a floresta, o banhado, entre outros. Atualmente, o museu conta com 50 animais, Marco Aurélio Bragenski, biólogo e responsável pelo setor de exposição, diz que haverá mudanças no mês de outubro. “Vamos ampliar mais o numero de animais em exposição”, explica.

       Além dos visitantes conhecerem os bichos de diversas espécies, eles podem fazer uma trilha de 400 metros pelo interior do bosque, podem conhecer um pouco mais dos aspectos de uma floresta com araucárias. A passarela está inserida num fragmento da floresta, onde podem visualizar animais vivos como cutias, papagaios e jacus. “Ajuda há conhecer um pouco mais os animais, o museu é bem estruturado, tem bastante informações”, ressalta Juliane Marian Adamowicz, umas das visitantes do museu.

      

              O museu ainda conta com um serviço de palestras e de empréstimo, com coleção didática com aproximadamente mil peças. Atualmente, o museu tem três vitrines externas e o espaço de exposições onde o tema central é o eco sistema brasileiro. No total, o museu tem nove vitrines, uma delas reproduz o ambiente urbano, na tentativa de conscientizar a população sobre a presença de ratos, gambás e pombas em locais onde o lixo é deixado a céu aberto.

       Para visitações orientadas ou agendamento para empréstimo dos animais em meio liquido, os interessados podem ligar no telefone 3313-5481, ou comparecer no local. O museu fica na Rua Nivaldo Braga, no bairro Capão da Imbuia. Em caso de empréstimo o responsável deve levar um oficio solicitando esse material, colocando a data que quer emprestar e a data que vai devolver e também qual o objetivo desse empréstimo.

Comentários»

1. leticia-eu - novembro 3, 2011

Gostaria de saber se seria possível agendar o empréstimo de animais um dia antes.

obrigada!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: