jump to navigation

“Guardar ou não guardar?” Eis a questão! outubro 14, 2010

Posted by opingado in 4JOAN.
trackback

por Márcio Ribeiro e Amanda Fischer

Portal Arquivo Público ajuda a acabar com o pesadelo das contas.

Desde o início deste ano, as empresas responsáveis pelo fornecimento de água e luz, no Paraná, respectivamente, Sanepar e Copel, vêm emitindo aos seus usuários um histórico detalhado com o consumo e os valores pagos pelos serviços dos meses anteriores. O objetivo é proporcionar ao cliente, um maior controle nos seus gastos, mas indiretamente ajuda a livrar o consumidor de um pesadelo, as intermináveis pilhas de contas pagas guardadas.

Vez por outra, em uma faxina no armário ou nas gavetas, as pessoas se perguntam: “o que jogar fora?” “E o que devo manter?”. A dona de casa Irinéia Ladwig de Souza, 27 anos, vive perdida entre estas perguntas. “Moro só com meu bebê, pago aluguel faz uns 9 anos e guardo todos os recibos, notas e contas.” disse a dona de casa que, precavida, tem medo de jogar fora uma conta e ser novamente cobrada por ela. “A gaveta já nem fecha mais”, complementa.

Para Daysi Lucia Ramos de Andrade, do Portal Arquivo Público, contas como de água, luz e telefone, por exemplo, devem ficar guardadas por, pelo menos, cinco anos. Condomínio e recibos de mensalidade escolar, seis anos. Já as notas fiscais devem ficar arquivadas enquanto durar o produto ou durante o período em que o serviço contratado estiver sendo prestado (confira a tabela abaixo). “Iniciativas como as da Copel e da Sanepar são boas, ajudam a manter a organização das contas”, disse Daysi.

O Portal Arquivo Público, reformulado recentemente, é vinculado ao Arquivo Público do Paraná, fundação que completou em abril, 155 anos. Além dos prazos, o Portal também dá dicas de como conservar e organizar contas e documentos tanto no âmbito doméstico, quanto no profissional. Para mais, acesse http://www.arquivopublico.pr.gov.br

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: