jump to navigation

Segurança pública nos terminais dezembro 17, 2009

Posted by vnoelmascunha in Uncategorized.
trackback

Vigilância e segurança humana

Repórter  Noelma Cunha

A falta de segurança na região do bairro capão da imbuía ainda assusta muitos moradores da região. Curitiba aparece como a terceira cidade mais violenta do Brasil no Mapa da Violência, levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça. A capital paranaense está atrás apenas de Camaragibe (Pernambuco) e Duque de Caxias (Rio de Janeiro) em número de crimes de morte intencionais.

O medo e a insegurança passaram a fazer parte do dia a dia dessas pessoas.
O comerciante geovane ribeiro revela em entrevista, que os  policiais que estão no Capão da Imbuia são designados a ficar na rua principal (Leopoldo Belzack) onde estão localizados os principais comércios do bairro. Deixando assim a população sem a devida segurança.

Em algumas situações há, até, o receio de atender o celular em lugares públicos, e é cada vez mais fácil notar o medo no semblante de algumas pessoas que circulam pelo bairro. Um dos grandes causadores da violência é a falta de policiamento nas ruas, o que facilita a ação dos meliantes.
“Tenho medo de descer do ônibus quando volto da aula…”, são palavras de kizzy costa, uma estudante do turno da noite, moradora do bairro; que afirma que no horário em que voltam para casa, as ruas próximas de sua casa estão tomadas por “drogados e assaltantes.

Estratégias de segurança comunitária que conseguiram acabar com a violência como no caso do jardim Ângela em são Paulo. A conferência livre no Jardim Ângela foi organizada pelo Fórum em Defesa da Vida (FDV), entidade que agrega mais de 40 representações da sociedade civil. A programação incluiu a apresentação do Texto-base da 1ª Conselho e discussões grupais em torno dos eixos-temáticos. E importante as pessoas trabalharem para acabar com a violencia. A comunidade unida pode pensar em ações que minimizem os efeitos do crime.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: