jump to navigation

Opiniões dezembro 8, 2009

Posted by Cris Fortes in Uncategorized.
Tags: , , ,
trackback

Jaime Sunye Neto, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná  (IEP), considera o sistema metroviário, agregado ao sistema rodoviário, uma saída para o transporte de passageiros na Grande Curitiba. Segundo ele, um estudo feito em 1985, pelo engenheiro Peter Paulicheck para a Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul), mostra a viabilidade do sistema por aproveitar a malha ferroviária e a linha de transmissão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) existente na região. “Esse sistema tem um custo de implantação razoável, rápida execução e um baixo impacto socioambiental”.

Luiz Hayakawa, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), disse que a Prefeitura de Curitiba vem trabalhando num plano multimodal para agregar vários tipos de transportes, como ônibus, ciclovias e trens. Junto com os governos estadual e federal, estuda ainda implantar uma conexão para absorver os turistas que passam por Paranaguá a bordo de transatlânticos. “Esse plano tem uma grande abrangência, incorporando vários projetos que envolvem transporte de passageiros e de turistas. Temos a preocupação que o transporte não seja segregador, dividindo a cidade em duas. Todo transporte deve servir a toda a cidade”, explicou.

Julia Barboza (18ª), estudante de educação física, mora próximo ao terminal do Capão da Imbuia e diz que se ocorrer a implantação desse sistema de transporte, vai diminuir o fluxo de ônibus e o intenso barulho que ocorre dia e noite, o qual incomoda  muito os moradores locais. “Além de que ficará mais ágil e prático para nós usuários”, complementa.

Bonde elétrico é opção para desafogar trânsito em Curitiba

Projeto é de autoria do deputado Estadual Neivo Beraldin

Vantagens do bonde elétrico

Conclusão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: