jump to navigation

Oficina sobre cultura encerra rodada de debates na Unibrasil novembro 12, 2009

Posted by tomjunior83 in Uncategorized.
trackback

A oficina sobre leis de incentivo fechou a rodada de debates nesta quarta-feira. O palestrante, Erico Pereira, falou sobre políticas públicas que fomentam a arte e cultura e demais assuntos ligados a essas atividades.

Para ilustrar o cenário atual da cultura no país, Erico, apresentou dados do IBGE, informações gerais entre outras conseguidas por meio de experiências dele mesmo. Ele comenta que: “é alarmante a atenção dada a cultura no país, ainda mais quando é constatado por meio de pesquisas que apenas 10% dos municípios possuem local dedicado a cultura; 92% da população nunca entrou num teatro, e ainda, 13% dos brasileiros nunca foram no cinema”, conclui Erico.

Diante da explanação do convidado ficou evidenciado que os investimentos para a estruturação no campo cultural é demasiadamente pequenos. Isso leva a uma má formação do povo brasileiro. Este cenário, segundo Érico, poderia ser mudado se o governo tivesse uma participação mais ativa na sociedade.

As leis de incentivo a cultura aparecem nesse contexto como uma forma de democratização e inclusão tanto de artistas quanto pessoas no universo cultural. Essas leis funcionam em âmbitos federal, estadual e municipal. No caso do Paraná essa lei não existe em caráter estadual. Isso é um dos motivos que corroboram para que o estado sofra com a crise de identidade cultural, tão discutida atualmente nas conferências municipais e demais espaços de debate.

Durante essa oficina os alunos aproveitaram para sanar suas dúvidas sobre elaboração de projetos e editais da lei. O espaço de discussão que se criou findou com um grande bate-papo sobre assuntos culturais diversos.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: