jump to navigation

Os dois lados da Juventude novembro 10, 2009

Posted by Robério Marcolino Filho in 4JOAN, IV Ciclo de debates jornalismo e diversidade cultural.
trackback

A segunda noite do IV Ciclo de Debates começa com um contraste. De um lado, Cristiano Freitas que está à frente do Caderno Gazetinha, cujo desafio é criar material jornalístico que realmente atraia o jovem. Do outro, Douglas Moreira representante da CIRANDA (Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência) que pretende gerenciar e incentivar a produção de notícias relacionadas com a infância e juventude.

Ambos para vencer o desafio contam com a colaboração daqueles que são os maiores interessados, o jovem. A Gazetinha desenvolveu um projeto de “repórter mirim”, que compreendia dez jovens escolhidos através de concurso cultural com a responsabilidade de produzir material junto com os jornalistas da Gazeta do Povo. O grupo CIRANDA também dá voz aos jovens através de documentários baseados nas dificuldades de jovens infratores, vítimas de violência doméstica e usuários de drogas.

Apesar da diferença de públicos-alvos, Gazetinha classe A e B e CIRANDA classe C, D e E, Freitas afirma que os problemas encontrados entre os jovens são muito próximos, seja na escola ou outras situações de exposição à violência. “A escola particular também tem problemas, pois, a escola é uma empresa, não se pode perder alunos”, esta situação colocaria o aluno numa situação de libertinagem, onde os alunos “tudo podem”, diz.

Moreira diz que a relação entre alunos e professores precisa de um nova dinâmica, pois a verticalização já não funciona como funcionava antes. “Isto em partes está ligado a quantidade de informação que o jovem possuí”. Segundo ele a edocomunicação com práticas interdisciplinares seria a solução para os problemas dos jovens de todas as classes sociais. Assim, “o grande mote seria a formação do educador”, completa.

Comentários»

1. Professor - novembro 11, 2009

falta vírgula no primeiro parágrafo.
dez
releases?
justificar.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: