O Jornalismo Crítico e sua transformação novembro 10, 2009
Posted by Michele Saide in 4JOAN, IV Ciclo de debates jornalismo e diversidade cultural, Mídia.Tags: jornalismo cultural
trackback
O IV Ciclo de Debates Jornalismo e Diversidade Cultural contou ontem com a presença do Professor Doutor Sérgio Luiz Gadini, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dentre as questões abordadas, estava o jornalismo crítico e sua transformação.
Gadini afirmou que o hábito de cada pessoa é construído de acordo com o lugar que ela vive e os lugares que frequenta. Portanto, cria-se uma tendência crítica que é construída com base na cultura que cada pessoa vivencia. De acordo com o professor, em Curitiba assim como em outras cidades, o circuito de pessoas que frequentam o cenário cultural é muito pequeno. Logo, as críticas não são muitas. É preciso maior envolvimento e participação. “Quando o espaço não é reinventado têm-se um menor número de críticos”.
Durante o debate, Gadini também citou que é preciso construir o público e a própria sociedade já se encarrega disto. Uma das grandes mudanças de hábito e cultura na juventude de hoje, é constatada na escolha nos cursos de graduação.
Para ele, antigamente cursos considerados padrões como história e filosofia, perdem lugar hoje para uma maior procura pela área da comunicação. Esta seria uma transição que favorece o cenário atual para um maior desenvolvimento e uma assídua participação crítica na construção nos meios de comunicação.
Michele….
Coloquei a tag nas primeiras quatro linhas porque foi especificação do professor…
O título também tem que ter verbo então coloquei um….
Mas se você não gostar troque porque eu to meio sem idéia…
Valeu Thais,
Mas quanto ao título deixei o original mesmo.
Sua idéia tira o foco do meu post.
Ok….