jump to navigation

Primeiro dia do IV ciclo de debates novembro 9, 2009

Posted by Monique Tavares in 4JOAD.
trackback

Foi aberto hoje, dia 9 de novembro de 2009, o IV CICLO DE DEBATES – JORNALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL com dois convidados, os produtores Paula Nadal, jornalista da revista Bravo, e Alan Johan, jornalista das revistas Tutto e Lado A.

Paula Nadal começou como trainee da editora Abril e seu primeiro projeto foi uma revista voltada ao público homossexual, hoje está revista na Bravo há 2 anos. A jornalista relata que a redação é bem enchuta, não há 15 pessoas e está segmentada para a a região sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo). ”É preciso não ter medo de escrever, a edição sempre ajuda”, diz a jornalista quando se refere ao medo do profissional iniciante ao levar seu texto para o editor.

A palestrante dá dicas de como ser um bom jornalista, ela afirma que é preciso ler muito e saber ouvir, pois assim escreve-se bem e fala-se bem. Um bom jornalista tem que saber explicar os fatos de uma forma que todos entendam. A profissional explica também, que não pode ser refém da acessoria quando se fala em jornalismo cultural, que lugar de jornalista é na rua.

O palestrante Alan Johan explica sobre a revista Lado A, que é voltada para o público GLS. A Lado A recebeu algumas censuras por conta disso, resolveram criar a Tutto, que é uma revista curitiba onde estão tendo um retorno maior que a Lado A portanto, é uma revista que tem tudo pra dar certo.

”A segmentação, por um lado tem pontos positivos e por outro não tão positivos”, diz o jornalista com respeito a publicidade. Ele acredita na internet, onde estão conseguindo atingir 50% da mesma.

O primeiro dia do ciclo de debates termina com perguntas feitas pelos estudantes, em que os palestrantes tiram as dúvidas com relação a profissão e as dificuldades enfrentadas. O conselho dos profissionais é nunca desistir, tentar enfrentar os obstáculos da melhor maneira possível.

Comentários»

1. Mariana Gatzk - novembro 15, 2009

Começou bem o IV Ciclo de Debates!

2. Fabiana Franzosi - novembro 16, 2009

Achei muito interessante as dicas dadas pelos profissionais para que nunca se pare de aprender. Estudar outras línguas, buscar especialização sobre sua área de preferência e como lidar com os desafios do dia a dia. Saímos desses eventos com uma visão melhor do que nos aguarda no mercado de trabalho.

3. Karine Rosa - novembro 17, 2009

Enquanto nós estivermos na faculdade devemos aproveitar todas essas oportunidades. É muito legal ouvirmos quem já saiu e está no mercado de trabalho. Essa primeira palestra nos deu muitas dicas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: