jump to navigation

A importância de discutir Jornalismo Cultural novembro 8, 2009

Posted by marilainemartins in Uncategorized.
trackback

A prática do jornalismo cultural extrapola a cobertura noticiosa do dia-a-dia. Caracterizado pela forte presença autoral e opinativa nos textos, além de uma forte veia artística, não encontrada em outros gêneros jornalísticos, possibilita, devido sua abrangência, além da criação de diferenciados produtos, inovações na forma de fazê-lo.

 

As críticas enfrentadas pelo gênero com relação ao desempenho do seu papel, de não conseguir orientar criticamente seus leitores, e não fornecer instrumentos para que eles possam selecionar o que vão ler, ver e ouvir, são grandes.

 

São vastos os comentários que discorrem sobre o tema de que o jornalismo cultural da atualidade tem funcionado apenas como “guia cultural”, vendido o que é passado pela divulgação das assessorias e ter perdido ousadia e consistência. Funcionando assim, muitas vezes, apenas como mais um “produto do capitalismo”.

 

Diante das críticas, talvez se deva levar em conta, que nas últimas décadas, as fronteiras entre os gêneros jornalísticos se confundiram, novas formas de produção passaram a ser vistas como tais, e a circulações de informação cultural cresceu muito. Há simplesmente mais filmes, mais músicas, mais peças e mais livros a disposição do público. É mais difícil cobrir uma área de repente tão ampliada.

 

E é para despertar acadêmicos e interessados na área, para as questões que envolvem atualmente a prática do jornalismo cultural, discutir novos produtos do gênero que estão no mercado e ouvir profissionais conceituados na área, que a Unibrasil realiza, de 09 a 11 de novembro, o IV Ciclo de Debates, voltado este ano, especialmente para o Jornalismo Cultural e as Novas Produções Universitárias.

 

Comentários»

1. Professor - novembro 8, 2009

onde estão as fontes?

2. Fabiana Franzosi - novembro 16, 2009

Nossa Mari, ficou com cara de artigo. Achei muito bom!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: