jump to navigation

Histórias de transformação que saem do projeto Piá junho 25, 2009

Posted by Tatielle Euzébio in Cajuru, Cidadania, Educação, Moradores.
Tags: , , , , ,
trackback

Em frente a escola Omar Sabbag Iverson, seu filho e sobrinha. Relembrando os bons tempos da infância.

Em frente à escola Omar Sabbag, Iverson, seu filho e sobrinha. Relembrando os bons tempos da infância.

Iverson Moreira de Souza, 29 anos, começou a participar do projeto Piá com apenas 12 anos. Trabalhou como voluntário e aos 18 já era monitor. Um ano depois se tornou diretor e auxiliou na construção de uma história diferente. As instituições de apoio pedagógico no Cajuru ajudam a diminuir o índice de crianças na rua fora do horário de aula. O projeto Piá foi o primeiro incentivo para ocupar os alunos com atividades extracurriculares. Há dois anos foi substituído pelo projeto Contra turno, na Vila Oficinas e atende os alunos do colégio Omar Sabbag. Os resultados deste trabalho na maioria são positivos. A trajetória de Iverson é um deles.

Como diretor criou o Ludo, para crianças e adolescentes da região participarem de aulas de futebol e pequenos campeonatos. Algum tempo depois o número de inscritos cresceu, com ajuda da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ampliou as canchas e mais pessoas puderam compartilhar do mesmo espaço. Esta pequena idéia foi o primeiro passo para o que hoje recebe o nome de projeto Ayrton Senna.

A ajuda para chegar onde está, Iverson diz que recebeu do ex-diretor Heitor Garcia da Rocha, na unidade que freqüentou. “Muita coisa mudou, as crianças não recebem mais o incentivo que recebi e elas não podem se tornar monitores ou até diretores como eu me tornei com muito esforço e orgulho, mesmo assim esses projetos não podem deixar de existir”, comenta Moreira.

Ao longo de 15 anos, dez projetos fecharam no bairro Cajuru. O número caiu para 29 em funcionamento. Toda parte de coordenação pertence a FAS (Fundação de Ação Social), junto com a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) e a Prefeitura de Curitiba.

Tatielle Euzébio

Prêmio aos Professores do Cajuru – Gazeta do Povo

Anúncios

Comentários»

1. Compromisso com a comunidade ou campanha eleitoral « Capital da Notícia - dezembro 8, 2009

[…] sociais. Outros programas da prefeitura já deram certo, como é o caso do Projeto Piá, onde histórias de transformação são consequencias do projeto, como podemos ver na matéria de Tatielle Euzébio. Nesta ação do Famílias Curitibanas várias […]

2. Francisco - agosto 19, 2011

Gostei muito do projeto!!
Como faço para me cadastrar como professor no projeto.
Gostaria que me respondessem por e-mail: franciscosidney@hotmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: