jump to navigation

Delegacia da Mulher será implantada em Pinhais junho 25, 2009

Posted by stehlagos in Cidadania, Pinhais, Segurança.
Tags: , , ,
trackback

A Secretaria de Segurança e a Prefeitura de Pinhais se movimentam para criar até o fim do ano a primeira Delegacia da Mulher no município. O projeto foi discutido num encontro entre o prefeito Luizão Goulart, a vice Marli Paulino e o delegado da Polícia Civil, Jairo Amodio Estórrio. O projeto já está pronto e só falta fechar algumas parcerias para as obras começarem.

A assessoria de imprensa do prefeito de Pinhais Luizão, afirma que o próprio se prontificou em auxiliar no que for necessário. “Queremos o mais rápido possível poder contar com este serviço para desafogar o atendimento na delegacia e também proporcionar às mulheres, crianças e adolescentes o serviço que elas necessitam com qualidade”.

A violência contra as mulheres é crime (Lei Maria da Penha) e prevê punição para quem os comete. Mas, para isso, é necessário que os agressores sejam denunciados, o que nem sempre é fácil.

Muitas mulheres sentem vergonha ou têm medo de recorrer a uma delegacia tradicional para denunciar a violência e os abusos que sofrem. Para contornar esse problema, foram criadas as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Para oferecer um espaço mais adequado e acolhedor a essas mulheres o atendimento também é feito por profissionais do sexo feminino. Essas profissionais são especializadas em investigar crimes cometidos e orientar mulheres vítimas de violência.

A professora Viviane Reis , 32 anos, moradora de Pinhais, diz que a iniciativa da prefeitura é perfeita, pois as mulheres poderam ter melhor acesso ao serviço. “Muitas mulheres não denunciam por não saberem a quem recorrer, e agora com a delegacia aqui na região é mais fácil para elas denunciarem e acabar de vez com este tipo de crime”.

Os crimes contra a mulher não precisam ser denunciados exclusivamente nas Delegacias de Defesa da Mulher. Por isso vale lembrar que enquanto a Delegacia não fica pronta todo distrito policial pode receber estas queixas e, caso a vítima solicite, o caso pode ser transferido para uma das Delegacias de Defesa da Mulher mais próxima. Para que a transferência ocorra, é preciso que ela seja solicitada no registro da ocorrência.

A delegacia que será implantada em Pinhais também atuará em casos de separação de casais, pensão alimentícia, partilha de bens e busca de filhos.

Principais casos atendidos na Delegacia de Defesa da Mulher

– Lesão Corporal: casos de espancamento, socos, bofetões, pontapés, e uso de objetos contundentes (facas, tesouras etc).

– Estupro: relação sexual forçada por meio de violência ou ameaça (relações sexuais forçadas entre: marido e mulher; com deficiente mental; menores de 14 anos também são consideradas estupro).

– Atentado violento ao pudor: contato íntimo forçado, sem relação sexual.

– Rapto: condução a força ou sobre ameaça para algum local com a intenção de ter contato íntimo, sem completar uma relação sexual.

– Ameaça: intimidação, através de palavras ou gestos, indicando a intenção de fazer algum mal.

– Calúnia: falsa acusação

– Difamação: ofensa contra a honra, na presença de outras pessoas.

– Injúria: ofensa, sem a presença de testemunhas.

Mayara Moreira e Stefanny Lagos

Anúncios

Comentários»

1. rosane de oliveira silva - agosto 23, 2010

nossa essa ideia de implantar a delegacia da mulher aqui em pinhais foi ótima, não vejo a hora de poder colocar na cadeia o homem que ameaça e diz que vai me matar se eu assinar a separação e olha que eu estou com a medida protetiva, e ele descumprindo uma ordem do juiz.

2. Edina Gomes calluf - janeiro 8, 2014

Então sofro agrecao ffísica e verbal constantemente e meus filhos São humilhados sempre São muitos anos não agunto mais preciso de ajuda


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: