jump to navigation

Partida de futebol muda a rotina em frente a UniBrasil junho 9, 2009

Posted by dricopinheiro in Cotidiano, Esporte, Tarumã.
Tags: , , , ,
trackback

Diariamente, o ritmo na Rua Konrad Adenauer, principal acesso para a UniBrasil, torna-se constante e agitado quando o sol começa a se pôr. São alunos, ciclistas, carros, motos e vans, em um vai e vem que mescla a ida para a casa e o início de mais uma noite de aulas. O cenário contrasta com uma partida de futebol, que acontece logo em frente, do outro lado da rua.

A partida acontece duas vezes por semana, ao fim do dia. O campo é o terreno que pertence ao Jockey Club e os cocheiros do local são os jogadores. Sem regras sérias, uniformes, torcedores e juiz, o protagonista na atividade física de fim de tarde é a diversão.

O jogo na verdade é uma grande “pelada”, termo que encaixa-se bem no contexto geral da confraternização esportiva. “A gente acaba o expediente lá pelas cinco horas da tarde na terça e na quinta para todo mundo correr, dar risada e se divertir um pouco”, comenta Zé Luis, cocheiro do Jockey Club e peladeiro do local há seis anos.

A “pelada” dos cocheiros é a expressão mais forte dos costumes do campo, em meio ao cotidiano moderno e preocupado com horários, notas e demais responsabilidades. Muitas pessoas que transitam pela Rua Konrad Adenauer não imaginam que uma cultura quase rural sobreviva diariamente no Jockey Club. “Aqui é acordar cedo, tratar os cavalos, fazer tudo que precisa, tomar um chimarrão e jogar futebol descalço às vezes, para sentir a terra. Para lá do muro parece outro mundo”, analisa Zé Luis.

As pessoas que passam pela Konrad possuem distintas necessidades, desejos, ambições e força de vontade para conquistar os objetivos. “De vez em quando vejo eles jogando quando passo por aqui. É diferente, né? Um fervo na rua e eles lá se divertindo”, comenta Rogério Boutin, morador da região. São as diferenças entre os dois lados, separados pela rua, que tornam a Konrad Adenauer curiosa, diferente e movimentada.

Adriano Pinheiro

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: