jump to navigation

Melhora na iluminação pública depende de atitude dos moradores maio 30, 2009

Posted by Daiane Wichineski in Bairro Alto, Ruas, Segurança, Tarumã.
Tags: , ,
trackback

Segundo o site da Secretaria de Obras não existe registro de ordem de serviço para as melhorias em iluminação e nem conclusão de obras na José Veríssimo. Isso mostra que mesmo com os riscos de assaltos, ninguém tomou a iniciativa de fazer alguma coisa para que isso mude.

Já o Departamento de Furtos e Roubos confirma que o número de ocorrências no local não é considerado alarmante, então o alerta é que realmente as pessoas que forem vítimas de assaltos e roubos na região denunciem ou pelo menos registrem o boletim de ocorrência (BO) para que a polícia possa tomar alguma atitude.

A OPIP  é o setor da Secretaria Municipal de Obras Públicas responsável pela iluminação pública de curitiba e também pela manutenção da iluminação pública da prefeitura – cuidam de postes, luminárias e até aqueles galhos que atrapalham a fiação.  A Copel fica responsável pelo abastecimento e transmissão de energia. Desde 2005, a Prefeitura ampliou em 41 quilômetros a rede pública de iluminação. Por dia, o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras faz 120 atendimentos, como troca de lâmpadas ou revisão de equipamentos.

A Rua José Veríssimo, via de ligação do bairro Tarumã com o Bairro Alto, já foi alvo de reclamações em função da falta de iluminação.  Segundo matérias já publicadas houve denúncias sobre vândalos, marginais, usuários de drogas e principalmente por causa dos assaltos. Os pedestres que têm a José Veríssimo como meio de acesso principal ao Bairro Alto e ao Tarumã – e até como via para chegar em várias secretarias e associações que estão situadas à rua – se preocupam principalmente com a iluminação precária do local, que segundo eles é o que facilita a ação dos marginais e usuários de drogas a abordarem as pessoas sem ter como elas reagirem ou se precaverem, pois surgem dos pontos mais escuros da rua.

A prefeitura de Curitiba vai diminuir gastos

A prefeitura de Curitiba vai reduzir os gastos com manutenção e ampliar a rede municipal de iluminação pública. Todo o serviço de manutenção, que hoje é feito por equipes próprias da prefeitura em 80% da rede, será terceirizado. Uma licitação nacional para contratação de duas empresas para fazer esse serviço está em curso. Com a terceirização, o custo anual do serviço, que hoje é de R$ 12,631 milhões, cairá para, no máximo, R$ 11,622 milhões.

As equipes próprias que hoje trabalham na manutenção serão remanejadas para um programa de implantação de 20 mil novos pontos de luz nos bairros. Até 2012, a rede de iluminação pública passará de 130 mil para 150 mil pontos de luz. A manutenção da rede ampliada também será de responsabilidade das empresas.

Daiane Wichineski

Falta luz na José Veríssimo

Falta de iluminação ajuda criminosos na José Veríssimo 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: