jump to navigation

O Sistema Único de Saúde funciona para José Virgulino dezembro 28, 2008

Posted by silwana in Cajuru, Cotidiano, Saúde.
Tags:
trackback

dsc01005internet

Adair Natalina Hernandes, agente comunitária da Unidade de Saúde Camargo presta atendimento a José Virgulino.

É comum ouvir que o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem um bom funcionamento. A demora para se fazer uma consulta nas unidades, a dificuldade de ser atendido no mesmo dia, as filas intermináveis de madrugada que não garantem o atendimento são dificuldades enfrentadas por pessoas carentes, mas Aparecida da Cruz tem boas indicações do sistema emergencial do SUS.

José Virgulino dos Santos, 55 anos, mestre de obra, foi assaltado no dia 27 de setembro em uma construção onde prestava serviços. Naquele dia havia chegado material de acabamento para a construção, era fim de tarde, Virgulino resolveu dormir no local. À meia-noite, os assaltantes pularam o muro, entraram na obra e foram surpreendidos com a presença de José. Houve luta, os vizinhos, percebendo movimentação estranha, foram verificar o que estava acontecendo, viram três homens fugindo. José foi agredido, levou duas facadas e uma martelada na cabeça. Em estado grave, com fratura craniana, foi para o hospital. Ficou três semanas na UTI e 13 dias na enfermaria.

Embora muitos usuários desmereçam o atendimento prestado pelo SUS, Aparecida, esposa de Virgulino, fala que enquanto ele esteve no hospital, os enfermeiros o trataram com atenção e em nenhum momento a sala de UTI ficou sem enfermeiros para prestar socorro a algum paciente.

Após um mês e meio, os médicos concederem alta para Virgulino, foi para a casa de seu primo com paralisia total do lado direito do corpo, ainda com a sonda de alimentação e a traquéia auxiliar de respiração. No primeiro dia em que estavam na casa de seu primo, no bairro Cajuru, Virgulino tirou a sonda de alimentação duas vezes. Em 15 dias foi socorrido cinco vezes. Atendido na emergência do hospital 24h do bairro Cajuru, não ficou na fila de espera nenhuma das vezes. “Os enfermeiros foram atenciosos e prestaram ótimo atendimento”, testemunha Aparecida.

Depois de  entrar em contato com a Unidade de Saúde Camargo, Aparecida foi prontamente atendida. Em menos de 48 horas José recebeu a visita do terapeuta em casa. Em seguida recebeu a visita da nutricionista. “O atendimento da unidade foi excelente, e todos os encaminhamentos como nutrição, fonoaudiologia e neurologia foram feitos pela Unidade de Saúde Camargo, juntamente com o acompanhamento do Hospital Cajurú”. A fisioterapia está sendo feita no Hospital Erasto Gaetner.

Graças ao atendimento da Unidade de Saúde Camargo, Unidade de Saúde 24h do bairro Cajuru e do Hospital Cajuru, hoje Virgulino já movimenta a perna direita e seu braço está recebendo força. Alimenta-se sem a sonda e respira sem traquéia.

Segundo Adair Natalina Hernandes, agente comunitária da Unidade Camargo, o sistema do SUS é organizado para prevenir os problemas de saúde ou tentar solucioná-los o quanto antes e o mais perto possível da população. Na unidade Camargo não existem mais as filas da madrugada para agendar consultas. As pessoas que aguardam às 6h da manhã são aquelas que necessitam de atendimento para o dia. Os casos que demandam maior atenção, como gestantes, idosos, doentes crônicos têm preferência no atendimento. Segundo ela não há prevenção das famílias, as pessoas chegam à unidade e querem ser atendidas na hora. “Pessoas ficam na fila várias horas para comprar um ingresso de futebol e quando chegam à unidade reclamam por aguardar na fila”.

Adair garante que o bom atendimento não é feito só no emergencial como no caso de Virgulino. As Unidades têm os agentes comunitários que visitam famílias periodicamente, quando os agentes comunitários não conseguem contatos telefônicos com as famílias para marcar uma consulta se deslocam até as casas. A espera para uma consulta é em torno de 30 a 40 dias. Hoje os planos particulares não dispõem de agentes que se deslocam até as casas e a espera de uma consulta também é de 30 a 40 dias.  Uma usuária do plano particular da Clinipam, relata que aguarda em torno de 30 a 40 dias para ser atendida depois de marcada a consulta. Afirma que dependendo do especialista uma consulta pode demorar mais tempo.

Este ano o SUS completou 20 anos.  Segundo dados do Conselho Nacional de Saúde, O SUS  está presente em todo o território nacional, com uma rede de mais de 63 mil unidades ambulatoriais e cerca de seis mil unidades hospitalares, com mais de 440 mil leitos. Por ano são realizados aproximadamente dois milhões de partos. De acordo com dados publicados pelo Centro Brasileiro de Estudos e Saúde (CEBES), se o SUS tivesse mais verbas para a saúde metade dos problemas seria resolvido. O gasto público em saúde é menos de um real R$ 1 por habitante/dia. Não existe uma fonte estável para o financiamento do SUS. Ainda não tem implementado em todo o território nacional, mecanismos elementares de gestão de filas que eliminem o sofrimento diário dos usuários, entre outros diversos problemas que passam o sistema.  Segundo Ana Maria Boarão, enfermeira e autoridade sanitária da unidade de saúde Camargo, alguns dos problemas não são causados apenas pelo sistema público, mas sim por parte dos usuários que não fazem exames com frequência. “O atendimento é bem feito aos usuários do SUS no que eles precisam. O que causa descontentamento a alguns é o fato de que eles não dão importância à prevenção das doenças”.

Silvana Vicente

Comentários»

1. Municípios de São Paulo recebem R$ 37,4 milhões para qualificar equipes | Ossis Medical - junho 7, 2013

[…] Foto: Cortesia / Capital da Notícia […]

2. Rosilene Dos Santos - março 10, 2016

Por favor, como faço para eu entrar em contato com essa unidade ?
Ele é meu irmão, que estou a procura, perdi contato com ele a muitos anos, botei foto na internet, mais não obtive sucesso.
Por favor, me ajudem, me mandem alguma resposta para o meu número: (claro) 021 992136687, (Tim) 021 979416292, (Fixo) 3134-2033 !!

patrick santos - março 11, 2016

Boa tarde. Queria saber se vocês podem entrar em contato com o Virgulino, e dizer que a irmã dele está a procura dele.

Date: Thu, 10 Mar 2016 03:18:28 +0000 To: patrickboladao80@hotmail.com

patrick santos - março 14, 2016

Oláááááááááááááááááááááá……..

Date: Thu, 10 Mar 2016 03:18:28 +0000 To: patrickboladao80@hotmail.com

Silvana Vicente - abril 13, 2016

Ola, boa noite, desculpe pela demora em responder pois esta matéria já foi postada há muito tempo. Eu sou a pessoa que fez a matéria e conheço a família dele. O José Virgulino já faleceu faz 1 ano, vou verificar com as filhas e passar o telefone de vocês para elas.

Silvana Vicente - abril 13, 2016

Ola, boa noite, desculpe pela demora em responder pois esta matéria já foi postada há muito tempo. Eu sou a pessoa que fez a matéria e conheço a família dele. O José Virgulino já faleceu faz 1 ano, vou verificar com as filhas e passar o telefone de vocês para elas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: