jump to navigation

Resultado do projeto PraQbrá incentiva novas ações dezembro 25, 2008

Posted by Rafael Schoenherr in Cajuru, Cidadania, Meio Ambiente.
Tags: ,
trackback

praqbra_1

Os primeiros instrumentos foram feitos com materiais recicláveis. Foto: Day Meller.

As conquistas do projeto PraQbrá criado em 2004, nas Moradias Cajuru, com intuito de promover a inclusão social, têm motivado a Grande Roda de Tambores, ONG responsável pelo projeto, a buscar profissionalizar a idéia, expandindo-a. Remuneração, patrocínio e maior proximidade da comunidade são metas para 2009.

A Grande Roda surgiu a partir de uma reunião de amigos, que descobriram que através da arte poderiam fazer mais pela sociedade. “Nosso objetivo é fazer que a ação produza reflexão e gere novas ações”, explica o voluntário Thiago Senden. O primeiro trabalho desenvolvido foi o Cirandeiro, projeto itinerante que leva a arte aonde ela muitas vezes não chega, por falta de incentivo. E foi justamente através dessa iniciativa que os voluntários da Grande Roda conheceram as Moradias Cajuru e encontraram no lugar o espaço físico necessário para sediar o PraQbrá.

O projeto consiste na formação de percursionistas mirins, que por meio de aulas realizadas aos domingos das 14h às 16h no Espaço Ecos, no Cajuru, descobre novos talentos e desenvolve a cidadania. As crianças que participam aprenderam a construir seus instrumentos com materiais recicláveis. Latas e tonéis de tintas viraram tambores e cabo de vassoura as baquetas.

Neste ano, os voluntários responsáveis, Rogê e Nelson, juntamente com as crianças, deixaram os instrumentos de lata e com folhas de compensados, cola branca e estilete, confeccionaram os tambores profissionais.

Para a moradora Silvia Regina, o PraQbrá veio a calhar, pois um dos principais desafios dos pais é conseguir ocupar as crianças com algo bom, “nos dias úteis elas ficam na escola, então tem-se a segurança de que não estão na rua, mas nos finais de semana fica mais complicado de controlar”. Ela ainda salienta que o diálogo com os filhos melhorou muito depois que começaram a participar do projeto. Matheus Jonathan, nove anos, espera ansioso pelo domingo, enquanto o dia não chega, ensaia em casa uns “batuques” para se aperfeiçoar cada vez mais.

Thiago Senden relembra os olhares desconfiados de alguns moradores quando a Grande Roda resolveu se inserir na comunidade, principalmente pelo fato dos voluntários não pertencerem a ela. Mas com o passar do tempo essas dificuldades foram sanadas, como medida para estreitar essa relação, realizaram bazares, festas juninas e apresentações.

praqbra_2

Novos tambores confeccionados pelas crianças com folhas de compensado. Foto: Nelson Sebastião.

A Grande Roda tem como meta para 2009 estreitar ainda mais essa relação, pretende profissionalizar o projeto, que através de instrutores remunerados poderá aumentar o número de aula na semana e expandir para outros lugares, mas para que isso se concretize terá que contar com o patrocínio do setor privado ou público, pois até o momento, não existe nenhum patrocinador efetivo, apenas há apoio de algumas empresas em determinados eventos realizados pela Roda.

Para maiores informações sobre a Grande Roda de Tambores e os projetos desenvolvidos por eles acesse: http://granderodadetambores.com.br/portugues/index.htm

Meiry Ellen B. Radomski

Anúncios

Comentários»

1. Victor - maio 18, 2009

ola esta com saudades do grupo !

vi que voces esta indo super bem …

Se ainda se lembram de mim !

so queria dar os meus parabems por ainda estarem na ativa !
estou a procura de trabalho nao tenho muito tempo para poder ver como voces estao …

e pelo que vejo esta tudo indo nos conformes…

meus parabems a todos voces …
espero que ainda se lembrem de mim …qualquer coisa se poderem bater um papo meu E_mail esta ai !

tchau tchau …

good luck !

victor!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: