jump to navigation

Pegar ônibus pode ser uma ‘parada’ em Pinhais dezembro 11, 2008

Posted by polianaaa in Pinhais, Transporte.
Tags: , , , , ,
trackback

Para pegar ônibus em Pinhais é preciso ficar atento às plaquinhas espalhadas pela cidade. Em certos bairros, em vez de um ponto de ônibus coberto, há apenas uma placa indicativa com as palavras  “parada de ônibus”.  A vendedora Ana Maria Dias comenta que, em dias de chuva, espera o ônibus na panificadora em frente. “Quando vejo que ele está vindo, saio correndo, mas tem vezes que não dá tempo, e ele não pára por eu não estar no ponto”.

As pessoas precisam ficar próximas à placa para não perder o ônibus.

As pessoas precisam ficar próximas à placa para não perder o ônibus.

No penúltimo ponto do ônibus Vargem Grande/Vila Tarumã, no bairro Vila Tarumã, não há nem a placa. A comerciante Dora Costa comenta que pelo menos cinco pessoas passam diariamente por sua revendedora de gás para saber onde é a parada do coletivo. “Não tem como saber, e se a pessoa não estiver no local certo, o motorista não pára”.

O motorista de ônibus Jacir Iakoviski trabalha na linha Jardim Cláudia há dois anos. Ele comenta que não pára o veículo se não for ao lado da placa. “Se a gente pára, sempre tem um fiscal da URBS que fica sabendo, e aí sobra pra gente. Eu tenho pena da pessoa que espera o ônibus na chuva e depois tem que sair correndo pra pegar o transporte, mas eu não posso parar.”

Segundo o secretário municipal de infra-estrutura urbana e ambiental, Jandir Antônio Nogueira, a Prefeitura de Pinhais vai instalar novos abrigos de ônibus nas principais avenidas do município. “Os abrigos vão ser sem vidro, para que não haja vandalismo”, comenta. Segundo Nogueira, a instalação não tem data prevista para começar.

Na Avenida Iraí, todos os abrigos de ônibus são cobertos. Mesmo assim, a população reclama freqüentemente das goteiras e dos ferros soltos. O professor José Assis Lima comenta que uma vez tropeçou em uma barra metálica presa ao ponto. “Quem é distraído cai mesmo. Eu caí por que estava com pressa para pegar o ônibus”. Lima afirma ainda, com graça na voz, que faltam bancos nos abrigos. “O transporte coletivo demora muito pra passar, e não tem nem banco pra gente sentar. Uma vez colocaram um sofá velho no ponto do ônibus Colombo/São José”.

De acordo com Nogueira, a instalação de abrigos tem como principal objetivo o conforto da população. “Pretendemos desenvolver a cidade a passos largos”, garante.

Pâmella Stadler

Poliana Dal Bosco

Comentários»

1. camila - outubro 5, 2009

ola!gostaria de saber qual onibus eu pego para chegar em pinhais?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: