jump to navigation

Comunidade Escola chega ao Bairro Alto novembro 30, 2008

Posted by cleideneto in Bairro Alto, Cidadania, Educação.
Tags: , , ,
trackback

anapaulacarula_araucaria

Escola agora fica aberta nos fins de semana. Foto: Ana Paula Carula.

A Escola Municipal Araucária, na Rua Rio Iriri, tem cerca de 1200 alunos e comemorou ontem 32 anos. A comunidade participou da inauguração da cancha coberta e o ingresso das atividades no programa Comunidade Escola, da Prefeitura Municipal de Curitiba, que mantém as escolas municipais com atividades durante os finais de semana.

A programação inicou às 9h e contou com a presença da secretária de educação, professora Eleonora Bonato Fruet. Cerca de 600 pessoas, autoridades, alunos, ex-alunos e diretores, funcionários, pais e moradores do bairro compareceram. A programação teve a participação dos alunos e homenagens aos ex-professores e funcionários que durante esses anos se dedicaram na construção desse espaço educacional.

Eleonora falou sobre as conquistas da escola e ressaltou que esse é um momento da comunidade celebrar o que há de melhor na cidade que é a formação conjunta da família e da educação, referindo-se ao início das atividades do projeto Comunidade Escola. Por outro lado, a inauguração da cancha “concretiza a possibilidade de abrir na escola um espaço mais seguro de ensino e para a realização das atividades de educação física, com certeza os professores de educação física vão dizer que é a sala de aula mais bonita”, comentou a secretária.

jair20cesar

Vereador Jair Cézar. Foto: Dayana Cristina dos Santos.

O vereador Jair Cesar reside no bairro há 45 anos e sabe da importância que esses espaços têm na formação do cidadão. “Crianças que passam por aqui são os condutores da política do nosso país, é necessário prosperar na educação para que os espaços políticos sejam ocupados”.

A professora Eliseti Coleti trabalha na escola há quatro anos e sabe que “a participação da comunidade foi muito importante para a conquista desses novos espaços, esse é o grande evento do ano, mas o objetivo maior é cada dia melhorar a qualidade do ensino”.

O grande número de pais presentes no evento reflete essa integração. A dona de casa Silmara Ferraz de Oliveira tem um filho na escola e fala que essa conquista foi da comunidade, a escola se empenha para arrecadar dinheiro, promove eventos que servem para arrecadar e integrar os pais. “O meu filho está satisfeito, tem prazer em vir para a escola, isso é espetacular, tem um aparato muito bom, a merenda é boa, a pedagoga sempre atendeu bem, por mim, o meu filho nunca sairia daqui”.

Gabryelle de Campos é aluna do ciclo II etapa 2 e tem consciência da importância da instituição. “Eu gosto de minha escola porque ela tem bom aprendizado eu vou ter um bom futuro e eu posso ter um bom emprego. Bom, mas se eu não estudar eu posso ter um futuro muito ruim, então eu adoro a minha escola porque todos que trabalham na escola são muitos simpáticos e atenciosos com os alunos”.

Elisiane Santana Falkowski, há seis anos diretora da escola, despede-se do cargo, e faz uma retrospectiva desses anos de trabalho, das conquistas e dos valores repassados tanto para os alunos como para a sociedade. “A escola não é minha, não é de ninguém, é de todos, porque somos especiais e importantes. A escola é um espaço que irradia cultura, lazer, faz parcerias com o objetivo de formar pessoas e não estudantes”.

Comunidade Escola
O programa Comunidade Escola, criado em 13 de agosto de 2005, tem a proposta de abrir as unidades municipais de ensino aos sábados e domingos, para que se tornem espaços de integração da população.

Em salas de aula, quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios de informática, são desenvolvidas atividades sócio-educativas gratuitas nas áreas de saúde, geração de renda, cultura, cidadania, esporte e lazer.

Na Escola Municipal Araucária, este espaço será coordenado pela professora Liliane Casagrande e ela sabe que “esse é um momento de crescimento para a comunidade do bairro”.

Hoje 70 escolas municipais já desenvolvem esse programa e há cerca de 3 milhões de pessoas integradas nas atividades. O projeto oferece mais de 80 tipos de atividades, voltadas para todas as idades e gratuitas nos fins de semana.

Cleide Neto

Anúncios

Comentários»

1. Confira mais sobre educação no Bairro Alto « Capital da Notícia - dezembro 7, 2009

[…] Comunidade escola chega ao Bairro Alto (Zona Leste) […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: