jump to navigation

Democratização da comunicação requer a 1ª Conferência novembro 18, 2008

Posted by ellenradomski in Cidadania, Mídia, Política.
Tags: ,
trackback

A Semana Nacional da Luta pela Democratização da Comunicação em Curitiba aconteceu juntamente com a Semana Acadêmica da Escola da Comunicação e do Curso de Letras da Unibrasil, entre os dias 20 e 28 de outubro. A temática principal deste ano é a chamada para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Na terça-feira, dia 28, o evento atingiu o seu auge com a audiência pública na Assembléia Legislativa onde reivindicaram ao poder executivo a convocação da Conferência para discutir temas como política pública, qualidade de programação e informação, novas tecnologias, concessões públicas de rádio e tv, responsabilidade social e participação da sociedade nas concessões.

Conforme explanado por Rachel Bragato, membro do Intervozes, organização que luta pela comunicação como direito humano, importantes ações foram concluídas neste dia. Entre elas, a criação do comite Pró-Conferência do Paraná, a aprovação da minuta de moção de apoio à convocação da Conferência, que se aprovada pela Assembléia Legislativa será encaminhada aos poderes Executivo Federal e Estadual, e a definição de pedido de audiência com o Governador Requião, para que seja convocada uma conferência estadual de comunicação como prévia à nacional.

Alguns deputados se comprometeram em favor de espaço na TV Assembléia para debates que possam conscientizar a população sobre a realidade das informações disponibilizadas pelos meios de comunicação, de modo a ampliar as discussões.

É o sexto ano consecutivo que representantes de movimentos sociais e profissionais da comunicação se reúnem em prol da democracia na comunicação. Além de Curitiba, as manifestações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís e Maceió e em breve serão realizadas em Salvador e Belo Horizonte.

Meiry Ellen B. Radomski

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: