jump to navigation

Segurança nos cruzamentos de linhas férreas novembro 14, 2008

Posted by andressa100 in Cajuru, Cidadania, Educação.
Tags:
trackback

Cuidado é essencial nos cruzamentos férreos

Cuidado é essencial nos cruzamentos férreos

Na Zona Leste existem nove passagens de nível (linhas férreas) que cruzam as vias de veículos. A conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres é fundamental para evitar fatalidades nestes pontos críticos. Para tanto, o trabalho educacional deve começar cedo, como na Escola Estadual Maria Aguiar Teixeira, situada na Avenida Afonso Camargo, próxima ao trevo do Cajuru. 

 

A coordenadora Bárbara Wisniewski diz que está no conteúdo das aulas de Estudos Sociais o item Educação no Trânsito, que contempla o tópico passagens de nível para alunos de 2ª a 5ª séries. Além disso, a escola recebe anualmente a visita de agentes de trânsito que dão palestras e orientações a todos os alunos, reforçando o conteúdo aprendido em aula.

 

Já para motoristas e pedestres que passam pelos cruzamentos, a concessionária responsável pela administração da malha ferroviária no estado do Paraná, América Latina Logística (ALL), implantou uma campanha educativa em parceria com a Polícia de Trânsito Municipal. O objetivo é minimizar o risco de acidentes. Quem aborda e orienta os motoristas são os próprios funcionários da ALL. Rodrigo Montes, técnico de segurança, diz que a diminuição de acidentes já é significativa desde o início da campanha, em maio deste ano, especialmente nos bairros Cajuru, Vila Oficinas e em Pinhais.

 

Tanto para as crianças quanto para os adultos, as lições são as mesmas: Para os pedestres, ver se é seguro atravessar, fazê-lo com rapidez e não caminhar ao longo da linha. Para os motoristas, nunca parar nas passagens de nível, respeitar a sinalização visual e sonora. Parar, olhar e escutar garante que a travessia será feita em segurança.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: