jump to navigation

Fios que bordam a vida novembro 8, 2008

Posted by pamellastadler in Cidadania, Pinhais, Trabalho.
Tags: , , ,
trackback

A professora de confecção de tapetes, Rosa Pereira Rodrigues, 60 anos, acorda às 6 horas. Veste os netos e os leva para a escola, faz o almoço, limpa a casa e depois vai a pé até a Associação de Moradores Mulheres em Ação (AMMA). A aluna de Rosa, Sueli Maria Vedor, passa as madrugadas costurando bolsas, bonecas e tapetes.  Já a ex-aluna de Rosa, Juraci Soares, trabalha como voluntária na entidade e ministra aulas de pintura de pano de prato e biscuit  (modelagem em porcelana fria).

A professora de confecção de tapetes Rosa Pereira Rodrigues é voluntária da AMMA e ajuda a comprar  material para os cursos.

A professora de confecção de tapetes Rosa Pereira Rodrigues é voluntária da AMMA e ajuda a comprar material para os cursos.

Rosa, Juraci e Sueli se encontram quase todos os dias em um galpão abandonado pela Prefeitura de Pinhais. O barracão era destinado ao Projeto Meninos do Vime, mas a iniciativa deixou de existir em 2001, por falta de investimentos da Prefeitura. Em 2002, a AMMA passou a oferecer cursos gratuitos no local, tais como confecção de tapetes, crochê, catequese, artesanato, tricô. Hoje, são mais de 100 alunos e 22 voluntários.

De acordo com a presidente da Associação, Vaneli de Fátima Sacoviski, no mínimo cinco ofícios, que pedem o alvará do barracão, já foram enviados à prefeitura de Pinhais. “A regularização está em andamento. Mas recebemos várias visitas de funcionários da secretaria do Estado, se quisessem nos tirar daqui, já tinham tirado”.

O curso de tapetes conta com dez alunas. Para a maioria delas, a venda das peças é a única fonte de renda.  Sueli Maria comenta que já pagou muitas contas com a produção das peças. “O curso me ajuda muito. Teve uma época que passei por uma crise financeira e quem me salvou foi a venda dos tapetes”. O filho dela, Alexandre Vedor, fez curso de panificação e catequese.  Sueli garante que sua vida melhorou depois que conheceu a associação. “Não fico mais parada, sempre tenho algo a fazer. E os tapetes ficam lindos, fico orgulhosa de mim mesma”.

São apenas três máquinas de costura para os cursos de confecção de tapetes e bonecas. Uma delas foi doada por Vaneli. Ela conta que ganhou a máquina da mãe, de presente de casamento. A outra foi doada pela professora Rosa, que garanteela tem mais de trinta anos, mas ainda está boazinha” . A última, que de tanto usar estragou, é de uma ex-aluna que deixou de freqüentar as aulas.

 

A aluna Sueli Maria Vedor (ao fundo) e a professora Rosa. São apenas três máquinas de costura para as aulas de confecção de tapetes e bonecas.

A aluna Sueli Maria Vedor (ao fundo) e a professora Rosa. São apenas três máquinas de costura para as aulas de confecção de tapetes e bonecas.

Segundo Vaneli, a prefeitura de Pinhais paga as contas de luz, água e segurança. “Eles gastam no mínimo uns R$ 800 por mês”. A professora Rosa garante que se não fossem os voluntários, os cursos deixariam de existir. “A gente tira dinheiro do bolso para comprar o material”. No site da prefeitura há notícias sobre o projeto Meninos do Vime. A assessoria de imprensa escreve equivocadamente que o curso ainda existe no galpão.

A Associação também promove bazares de 15 em 15 dias. As roupas doadas pela comunidade são vendidas a R$0,50 a peça.  O dinheiro arrecadado é destinado à compra de alimentos e vale-gás às pessoas que passam por dificuldades financeiras.

Qualquer pessoa  pode fazer os cursos. As inscrições são feitas no galpão mesmo, que fica na Rua Tanagra, no Jardim Cláudia, em Pinhais. Lá você encontrará a professora Rosa, de óculos de grau e brincos indígenas. Provavelmente, ela vai estar bordando em sua velha máquina de costura.

 

Pâmella Stadler

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: