jump to navigation

Atraso e superlotação entre o Bairro Alto e Santa Felicidade novembro 7, 2008

Posted by desireeamaral in Bairro Alto, Transporte.
Tags: , , ,
trackback

pict0066

Confira a rotina de uma usuário da linha em horário de pico. "Infelizmente quem podia resolver não passa por isso todos os dias para tomar uma atitude logo".

São 7h13 de quarta-feira. A estudante de Turismo e secretária Anna D’Assumpção chega ao terminal do Bairro Alto e corre para a fila que já se forma na entrada do tubo do ligeirinho Bairro Alto/Santa Felicidade. O ônibus logo encosta, seu horário de saída é 7h18. As pessoas que estavam dentro começam a descer, enquanto que as que estavam fora nem esperam a multidão passar e vão entrando e empurrando. Anna é obrigada a entrar, pois o povo que estava atrás dela começa a empurrar. Ela quase cai para fora da plataforma.

Lá dentro, a situação mais parece com uma lata de sardinha, todo mundo apertadinho. Em dias de frio ou chuva as janelas vão fechadas e o trajeto se torna ainda mais difícil. O ônibus sai do terminal. 7h25. O motorista corre feito um louco para recuperar o tempo perdido. Pelo menos não tem como cair, já que nem dá para se mexer.

Esta é a realidade pela qual passam diariamente centenas de pessoas que dependem dessa linha. O ônibus, principalmente em horário de pico, vai sempre lotado, pois a diferença de espera entre um e outro chega a ser de 15 minutos. Existem outros problemas: são veículos que quebram, engarrafamentos, dia de chuva com mais carros na rua e motoristas que já saem atrasados dos pontos principais (Terminal Bairro Alto, Estação Tubo Nestor de Castro, Estação Tubo Tiradentes e Terminal Santa Felicidade).

A linha surgiu na década de 90 e desde então se tornou o caminho mais rápido para ir até o centro da cidade por causa de suas poucas paradas. Faz também ligação com outros bairros, através da conexão com o Inter II. Durante a semana existem cerca de 20 veículos que fazem esse trajeto, enquanto que no final de semana há uma redução de 40%. Há também o Bairro Alto/Detran, um único veículo que ajuda, apenas no horário de pico, para que o Santa Felicidade não lote mais ainda no tudo do Detran, localizado na Avenida Victor Ferreira do Amaral .

No decorrer do dia, três ou quatro motoristas se revezam dentro do ônibus, em períodos de seis horas cada, com direito a dez minutos de descanso. Infelizmente, esse horário nem sempre é cumprido e os motoristas o ultrapassam. “Este tempinho é o único que nós temos para descansar e esticar as pernas. Não é fácil ficar no trânsito de Curitiba boa parte do dia”, alega um motorista que não quis se identificar.

O motorista particular Luciano Vásquez, que fica o dia todo no trânsito, acha um absurdo essa declaração. “Sei que é estressante, difícil, mas dez minutos parado conversando não fazem diferença quando você tem que voltar para a rua. Temos que ser responsáveis, obedecer aos horários, lembrar que estamos a serviço das pessoas e, pelo menos em nosso horário de trabalho, temos de pensar nelas”.

A URBS (Urbanização de Curitiba) esclarece que o problema da demora é controlado pelos fiscais e, caso o ônibus chegue ao destino mais do que 20 minutos atrasado, sem justificativa real, ele é retirado da linha daquele dia e o motorista é punido com suspensão.

Lembra da Anna? Ela acaba de chegar ao seu destino, o Terminal Santa Felicidade. São 8h27 e o ônibus está cheio ainda. Ela enfrenta outro sacrifício para conseguir descer, enquanto as pessoas que estavam no tubo, entram no sentido contrário. Ela desabafa. “O pior é que todas essas reclamações não vêm de hoje. Sei também que não são exclusivas dessa linha apenas. O problema é que nunca se resolvem. Nós pagamos pelo transporte, dependemos dele. Infelizmente quem podia resolver não passa por isso todos os dias para tomar uma atitude logo. Depois, os especialistas dizem por aí que tem muito carro na cidade. Claro, quem vai querer se submeter a isso tendo condições de melhorar?”.

Desirée Amaral

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: