jump to navigation

Falta de sinalização tumultua trânsito no Tarumã outubro 24, 2008

Posted by biancasilva18 in Cotidiano, Tarumã, Transporte.
Tags:
trackback

A sinalização precária tem causado confusão entre os motoristas que passam diariamente pela ruas Dante Angelote e Konrad Adenauer. O reflexo do problema já aparece ao longo da Dante Angelote, onde falta semáforo, faixa de pedestres, calçadas e meio fio. Outro problema é a falta de um semáfaro na esquina com a Konrad Adenauer. Os motoristas reclamam do congestionamento.

                       Foto: Bianca Silva                      
Na rua Dante Angelote até existe placa, porém não há faixa para os pedestres.

 

Segundo dados da Urbanização de Curitiba (URBS), o fluxo médio por hora na Av. Victor Ferreira do Amaral, na altura da Konrad, é de aproximadamente 4.560 veículos. Desse número, aproximadamente 730 automóveis estão concentrados na Konrad, o que aumenta os congestionamentos. O problema é mais grave para motoristas que se dirigem a “pólos geradores de tráfego”, como o Regimento Coronel Dulcídio, Escola Maria Balbina e a UniBrasil. Eles precisam ficar mais atentos e muitas vezes ceder a vez para que o trânsito flua.

Para os estudantes da UniBrasil, a dificuldade aumenta das 18h às 19h, horário de entrada da faculdade. É o que conta a estudante de Direito, Giselle Silva. “Já fiquei cerca de 20 minutos para poder acessar a Konrad. Se tivesse um semáforo, o congestionamento e espera seria bem menor”. Já os pedestres que atravessam as ruas precisam tomar atenção redobrada, pois o trânsito ali “não tem lei”.

Foto: Bianca Silva
Sem semáforos, trânsito fica tumultuado na Dante Angelote e aumenta risco para motoqueiros, pedestres e motoristas.

 As mudanças em alguns trechos no Tarumã, previstas pela Urbs, devem acabar com estes problemas. Segundo o coordenador da unidade de projeto de implantação de sinalização de trânsito da Urbs, Maurício Razera, existem projetos em andamentos que irão suprir todas as necessidades infra-estruturais nas ruas. “Iremos implantar um binário no Tarumã que atingirá beneficamente a Konrad Adenauer e a Dante Angelote, fazendo ligação com a Jose Zogda. Além disso, estamos analisando qual melhor alternativa nestas ruas para melhorarias”, diz o engenheiro. Ele disse também que o Projeto da Linha Verde Norte no Tarumã, irá beneficiar e atingir outras ruas de bairros como Capão da Imbuia e Jardim Social.

Além disso, estão previstas obras de revitalização em ruas do Capão da Imbuia até a BR 476 que beneficiarão a Konrad também. “Enquanto estas alterações mais drásticas não acontecem por requerer mais tempo e custos, tentaremos melhorar a sinalização ali com placas e lombadas”. As obras estão previstas para acontecerem no segundo semestre do ano que vem, e dependem de mais verba da prefeitura ainda para acontecerem.

Foto: Bianca Silva
O congestionamento já começa entre as 18h e 19h para os motoristas que pretendem acessar a Dante Angelote.

Dicas para evitar os problemas com a falta de sinalização

Até que obras aconteçam, os motoristas e pedestres precisam usar da conscientização para evitar mais problemas. Para os que acessam a Konrad Adenauer, uma opção é vir do Bairro Alto pela Rua Napoleão Bonaparte, Antonio Camilo e Percy Feliciano de Castilho. O telefone para reclamações das sinalizações no trânsito de Curitiba é 156.

Bianca Silva

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: