jump to navigation

III Festival de Teatro de Pinhais começa sexta-feira outubro 23, 2008

Posted by robsoncustodio in Cultura, Eventos, Pinhais.
Tags: , ,
trackback

A terceira edição do Festival de Teatro de Pinhais (Fetepi) terá abertura oficial no próximo dia 24 de outubro às 19h, no Centro Cultural Wanda dos Santos Malmann. O grupo Companhia Teatral de Teatro, ganhador da categoria melhor espetáculo de 2007, fará a abertura com a peça vencedora “O Grande Vampiro”. O festival tem duração de sete dias, com espaços para oficinas e projetos durante todo o evento. As atividades são gratuitas.

 

Foto: Robson Custódio

CTT
O Grande Vampiro é uma comédia que conta a história de uma família de americanos que se hospedam sem saber, na casa de Conde Drácula. E acabam por se tornarem uma presa fácil para o terrível vampiro. Crédito: CTT

 

 

O evento será dividido nas categorias amostragem, competitiva estudantil e competitiva aberta. A primeira é destinada para os grupos que não foram selecionados para participar em uma das categorias competitivas A segunda é para as escolas estaduais e a terceira e última, dedicada somente para grupos amadores.

A premiação será conforme a categoria, com troféus, certificados e medalhas. Melhor espetáculo, melhor ator e atriz e melhor cenografia são os quesitos em comum, nas duas divisões competitivas. Também haverá premiação para ator e atriz coadjuvante, iluminação, figurinista, sonoplastia e maquiagem para a categoria competitiva aberta.

A Diretora de Divisão Cultural do município, Kátia Regina Lainetti Boeng, lembra que no ano passado participaram 2,5 mil pessoas e espera que 3,5 mil compareçam nesta edição. Kátia é formada há 12 anos em artes plásticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalha há três como diretora.

Experiência própria

Guilherme Francisco Mioto, responsável pelo grupo Companhia Teatral de Teatro, declara que participar do evento está além da experiência conquistada. “O Festival abre portas para as companhias amadoras, a partir disso nosso currículo ganha mais credibilidade”. Mioto ainda participa da comédia “O Grande Vampiro”, no papel do criado do Drácula, o Ganimedes. O grupo também se apresenta no festival com a peça “Sorria meu bem Sorria”.

“É muito bom participar do evento, é sempre bacana e diferente ver o nosso trabalho sendo avaliado”, conta o diretor e ator Rafael Guedes, que há 20 anos trabalha com teatro. Guedes participou da segunda edição do festival com o Grupo Destaque, na categoria competitiva estudantil.

O grupo levou para casa os prêmios de melhor atriz infantil e o de segundo melhor espetáculo, com a peça “A Cinderela”. “Estar no evento já é uma sensação de vitória, é bom saber que o que estamos fazendo não é em vão”. O grupo irá novamente se apresentar no Fetepi, com a peça “Piguemaleão” e “A Branca de Neve e os sete anões do 3º milênio”.

O ator mirim do Grupo Destaque Christopher Stoppa da Silva comenta seu nervosismo nas apresentações. Ele vai participar da peça “Piguemaleão” no papel de um Oráculo. “Ele é um tipo de um mago, uma espécie de Deus que ajuda o Piguemaleão com o seu grande amor: uma estátua”, conta o pequeno garoto.

O Grupo Palavração, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), irá se apresentar no evento pela primeira vez. A peça escolhida é “Porque o Ogro vermelho chorou”. “Espera-se fazer uma ótima apresentação, que tenha um bom público e que as pessoas gostem do espetáculo”, explana o diretor do grupo Paulo César Farias, formado há 20 anos em artes cênicas pela Pontifícia Universidade Católica (Puc-PR).

Ele também irá participar como ator, na peça “Variações sobre a morte Trotski”, no Grupo Revelar, da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). “Vou apenas como participante, se tiver algum prêmio, ótimo. Isso vem em conseqüência de um trabalho com qualidade”.

Marisa Villela: “Os festivais mantém vivas estas atividades”

Os festivais desempenham grande função no cotidiano de muitas pessoas. A Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) Marisa Villela diz que esses projetos exercem uma grande importância na vida social de todos. “A arte dos bonequeiros, principalmente, diminui, perdem sua relevância e os festivais mantém vivas estas atividades”, fala a diretora.

Marisa ainda comenta sobre os festivais sul-americanos que acontecem na capital. Segundo ela, existe uma grande troca de informação. “Esses encontros reúnem muitas pessoas e isso enriquece os conhecimentos. A sensibilidade que a arte traz tem um grande valor”, completa.

Programação

Confira a programação completa do III Festival de Teatro de Pinhais. Vale a pena assistir. São 24 espetáculos que prometem muita disputa e emoção.

Robson Custódio

Anúncios

Comentários»

1. robsoncustodio - outubro 24, 2008

Muito boa esta matéria!!!!!!!!

não concordam?

2. Professor - outubro 24, 2008

faltou apenas a programação definida. Já temos para jogar aqui?

3. claudioteodorovisz - outubro 26, 2008

chegou a programação!
=]

4. Cleverson Bravo - novembro 14, 2008

Mas se a foto é do Robson Custódio, porque os créditos foram para a sigla CTT, ao final da legenda?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: