jump to navigation

Terminal do Capão da Imbuia no limite outubro 18, 2008

Posted by claudioteodorovisz in Capão da Imbuia, Transporte.
Tags: , , ,
trackback

A situação do terminal do Capão da Imbuia está sem controle, com acumulo de transeuntes e estrutura física precária do local. A prefeitura se pronunciou e disse que as obras serão previstas para 2009.

                                           Foto: Claudio Teodorovisz
 
Terminal como infra-estrutura precária, causando riscos para os passageiros.

Segundo dados no site da Prefeitura, pelos terminais de ônibus da cidade de Curitiba passam mais de 680 mil passageiros diariamente. O terminal do Capão da Imbuia não está em condições físicas para suportar tanta gente. O local possui infra-estrutura precária e não passa por reformas há mais de cinco anos. A plataforma de desembarque do biarticulado está desnivelada e com o piso antiderrapante solto, colocando em risco passageiros apressados. Nos dias de chuva, formam-se goteiras por todos os lados.

A realidade dos passageiros no terminal

A lojista do terminal Mirian da Silva, conhecida como “Mirian do caldo de cana”, diz que ela e o seu pai estão com o estabelecimento no local há mais de seis anos e os responsáveis pela reforma ainda não tomaram nenhuma providência.  “Os peritos só vêm aqui no terminal medir o que eles têm pra medir, mas não resolvem nada”. O aposentado Miguel Alves, que transita diariamente pela estação de ônibus,  diz que a infra-estrutura prejudica em vários aspectos os passageiros. “Pelo pouco espaço da plataforma para pegar o biarticulado, a aglomeração é certa, então o espertinhos aproveitam essas horas para fazer furtos, principalmente roubando pertences das bolsas das mulheres sem que elas percebam. “ Morando próximo ao terminal, Miguel fala sobre a falta de comunicação da Prefeitura com a comunidade.  “Eles mudaram de rota o Interbairros II sentido Hauer, e isso nos prejudicou, então moradores da comunidade organizaram uma abaixo- assinado para voltar como era antes, porém conseguimos apenas um micro-ônibus que nos horários de pico vão lotados e nos outros horários demoram muito para sair do terminal. Antes eu demorava dez minutos para ir pra casa, hoje demoro trinta”.     

Foto: Claudio Teodorovisz
 
Pouco espaço para muitos passageiros.
 

Melhora prevista para 2009

Em nota, o site da Prefeitura Municipal de Curitiba publicou no começo do ano que em 2008 seriam reconstruídos alguns terminais como o do Capão da Imbuia. Devido à demora para a liberação do recurso federal do Programa de Infra-estrutura para a Mobilidade Urbana (Pró-mob) e a desvalorização do dinheiro do empréstimo feito pela cidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não foi possível começar as obras em todos os terminais. Alguns terminais já estão começando a reforma . A Prefeitura declarou que os terminais do Cabral e Capão da Imbuia vão ser demolidos e provavelmente serão reconstruídos no segundo semestre de 2009 e um novo local não especificado. Para informações ou prestações de contas sobre o transporte coletivo de Curitiba, basta entrar em contato com o 156, no site da URBS http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br ou diretamente no pelo fone (41) 3320-3232 de segunda a sexta-feira, das 08:30h às 17:30h.

Claudio Teodorovisz

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: