jump to navigation

Da conversa de botequim à panela de pressão outubro 11, 2008

Posted by polianaaa in Cajuru, Comércio, Cotidiano, História.
trackback

Palito de churrasco, aparelho de telefone, fôrma para bolo, cadernos, materiais de construção, roupas, bebidas, bola de sinuca, fios, serrotes. Já imaginou uma loja em que você “só não encontra o que você não precisa”? A maçaneta da porta quebrou ou faltou uma cor de linha para a costura ficar pronta? Procura desde materiais escolares até artigos para pesca? Sempre falta uma coisinha ou outra, e nem toda lojinha ou boteco na esquina tem o que precisamos. Se precisar mandar um fax, recarregar o celular, ou encadernar um livro, ou até mesmo fazer um interurbano pra aquele seu parente que mora longe, com certeza tem uma loja aqui em Curitiba onde dá pra encontrar tudo isso.

Desde 1971, a loja Nogarolli está situada no mesmo lugar, pronta para atender qualquer tipo de clientela, seja para comprar alguma coisa ou para tomar aquela pinguinha no final da tarde. As crianças vão lá para comprar um doce ou um sorvetinho, a dona de casa vai lá comprar a borracha da panela de pressão, pois a que ela usava arrebentou. Há o pessoal também que vai lá para bater um papo com o dono da loja, Mauri Nogarolli, de 64 anos.

Há 37 anos, Mauri decidiu abrir uma lojinha, começou do zero. “Um balcão de taboa de forro, uma balança, uma mesa de bilhar alugada e duas garrafas de Ouro Fino na prateleira”. Aos pouquinhos a loja foi se ampliando, vieram as bebidas, cigarros, perfumaria, ferragens e hoje, segundo Mauri, tem desde agulha a avião. “As pessoas me perguntam onde está o avião e eu respondo que o avião, no caso, sou eu”, comenta com um sorriso tímido e um olhar singelo.

Na Nogarolli, os amigos também se reunem para uma conversa de botequim
Amigos se reúnem para conversa de botequim.

Edson José Cibulsqi, de 39 anos, pedreiro, freqüenta a loja há 11 anos e sempre que sobra um tempinho em seu serviço ele aparece ali pra colocar a conversa em dia e tomar uma cachacinha. “Se falta alguma coisa que eu precise na hora do trabalho, eu sei que o Nogarolli tem. É o primeiro lugar que eu penso em comprar. Sem falar que aqui só entra gente boa, não fica nenhum bêbado perambulando”, conta sentado ao lado do balcão com o copo de pinga.

O recepcionista de 33 anos, Carlinhos Domingos de Paula, foi lá procurar um bico de pistola para pintura automotiva. Bom, provavelmente isso só se venda em uma assistência técnica… O Mauri não tinha este tipo de bico, mas tinha uma pistola parecida com aquela que o Carlinhos usava, porém preferiu procurar a assistência, para não deixar a ferramenta perdida e jogada por lá sem utilidade.

A máquina de calcular do Mauri é a manivela e dentro da loja tem até uma pia de cozinha, para facilitar na hora do preparo da caipirinha a quem quiser saborear. Na frente existem várias placas indicando as promoções, assim o cliente passa na rua e se estiver precisando tirar xérox ou comprar gelo em barras ele saberá que na Nogarolli tem!

Entre os objetos vendidos, encontra-se até coleções de discos antigos
Encontra-se até coleções de discos antigos para venda.

Então se quiser comprar um lampião, se o carteiro precisar de uma bota de chuva nova, ou se for pescar e a sua vara de pesca está estragada, ali na Rua Luiz França, número 2720, no Cajuru você só não vai achar o que não quiser – como diz o slogan. A loja funciona de domingo a domingo e nas segundas-feiras a Nogarolli fecha depois do almoço e só reabre às 18h, porque o Mauri precisa sair para pagar contas e nas quartas-feiras também fecha no mesmo horário, pois com tanto trabalho assim ele precisa arranjar um tempinho para ir à igreja agradecer por nunca faltar nada na loja.

Poliana Dal Bosco

Comentários»

1. claudioteodorovisz - outubro 17, 2008

queria uma loja dessas aqui no bairro.
hehehe.

2. Poliana - outubro 17, 2008

aff, é no cajuru! eu esqueci de citar na matéria, que burra! ¬¬

3. polianaaa - outubro 17, 2008

pronto, arrumei 😉

4. claudioteodorovisz - outubro 18, 2008

a táááá!
HAUIHduiHDUID.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: