jump to navigation

Projeto orienta comunidade e capacita novos professores outubro 4, 2008

Posted by mandryk in Educação, Pinhais.
trackback

Uma iniciativa de Fernanda Landolfi Maia, coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Unibrasil, prepara alunos e egressos (ex-alunos formados) para atuar como professores. No projeto, denominado Secretariando com Responsabilidade Social, os participantes recebem treinamento com profissionais capacitados, e então praticam os conhecimentos pedagógicos aprendidos desenvolvendo atividades em escolas carentes da região da faculdade.

No sábado, 27 de setembro, dia da responsabilidade social, os participantes do projeto apresentaram à comunidade parte do que está sendo desenvolvido, em feira realizada no Carrefour Pinhais. Alunos, professores e a coordenadora do curso de Secretariado Executivo estiveram orientaram a população sobre como confeccionar o próprio currículo, além de dar dicas de como agir nas entrevistas de emprego.

O projeto Secretariando com Responsabilidade Social começou quando ex-alunos procuraram a coordenadora do curso com a intenção de dar aula. Como havia muita procura, Fernanda reuniu os egressos e começou a contar um pouco de sua trajetória para orientá-los. A coordenadora, que traz no currículo especialização e mestrado, hoje faz outra graduação. Para ela, atualmente são necessárias no mínimo três formações para um bom profissional, e resolveu orientar as interessadas no “caminho” até a sala de aula.

A grande motivação do projeto é o fato do bacharel em secretariado ser formado para atuar apenas em pesquisa ou no mercado de trabalho. Isso gera professores que mesmo qualificados, não têm didática. O conhecimento pedagógico será adquirido através de uma especialização ou mestrado, mas já impulsionado através do projeto. Nele, são oferecidos oficinas e cursos de curta duração, que capacitam novos professores ao mesmo tempo que orientam os alunos de ensino médio de escolas públicas, que recebem os cursos gratuitamente.

A preparação dos egressos tem a seguinte programação: serão dois dias de curso, 18 de outubro e 07 de novembro, das 08h às 16h, na Unibrasil. Nesses dias uma psicóloga trabalhará o tema “adolescência” e a coordenadora do projeto Aprendiz, do CIEE-PR, juntamente com uma mestre de educação, trabalharão as “metodologias do ensino médio”.

Após a preparação dos egressos, haverá a integração com a comunidade. Pela primeira vez os universitários poderão ir a uma sala de aula ministrar seus conhecimentos desenvolvidos dentro do curso de secretariado. Enquanto um aluno egresso será o professor, alunos da graduação trabalharão como monitores. Eles ajudarão a controlar a sala, anotarão presença, ficarão responsáveis pelos slides, entre outras atividades. Após a graduação, monitores recebem certificado e tornam-se professores. “É uma parceria muito rica entre alunos que já saíram e alunos que estão na instituição”, complementa Fernanda.

Interessados podem pedir mais informações através do endereço se@unibrasil.com.br.

Repórter Fábio Mandryk

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: