jump to navigation

Projeto Novo Acorde leva ensino musical à comunidade setembro 27, 2008

Posted by Richard in Cajuru, Cidadania, Educação.
trackback

Professora ensina alunos com um método diferenciado de ensino.

Professora aplica aulas com um método diferenciado de ensino.

Com início no Cajuru em 2003 o Projeto Novo Acorde, que visa o ensino musical, hoje alcança 50 unidades de ensino em Curitiba. O trabalho agora é para que as aulas façam parte do currículo escolar. Com uma didática diferenciada se espera que o aluno tenha um melhor desenvolvimento. O curso também utiliza brinquedos pedagógicos para facilitar no aprendizado e gerar melhor memorização dos símbolos musicais.

A iniciativa começou com um jovem sem muita perspectiva que teve sua vida alterada quando aprendeu a tocar um instrumento, ensinado pela guarda municipal Diomara Golveia, 31. “Quando vi o ganho que o jovem teve na sua conduta e o seu relacionamento familiar melhorar, não parei mais de ensinar”. Começou no projeto com instrumentos artesanais feitos por ela mesma, depois apresentou a idéia para a Guarda Municipal, que hoje a apóia e também disponibiliza alguns instrumentos.

Em 2004 conseguiu o espaço na Escola Municipal Maria de Lurdes Lamas Pegararo, onde trabalha. O ensino é dado para 40 pessoas somente na instituição Maria de Lurdes, a maioria são os próprios alunos. Diomara conta que os estudantes, depois de entrarem no curso, tiveram uma melhora na participação em sala de aula e também em notas.

Cleonice dos Santos, 38, diz que suas duas filhas que estão no projeto melhoraram na escola e em casa. “Agora elas têm mais compromisso com as coisas, perderam a timidez, interagem com outras crianças e tem mais concentração”. E acrescenta: “se não fosse o projeto elas não teriam como fazer o curso”.

Com uma didática prática, e a utilização de brincadeiras como o dado e a amarelinha com os símbolos de notas, fica fácil e divertido aprender. Com este pensamento Diomara quer inserir o projeto no currículo das escolas municipais. Ondina de Brito Santos, 40, sua parceira no projeto, destaca a relevância da lei que prevê ensino de música no currículo escolar. “É muito bom que essa lei tenha sido aprovada, um ensino como este não pode ficar só na boa vontade de ações fora das salas de aula”. Elas acrescentam, ainda, que o mais importante é o retorno para as crianças, teriam em sua formação como cidadãos uma melhor percepção de vida.

Música é aprovada no currículo escolar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 18 de agosto a Lei de Nº 11.769, que prevê o ensino de música no ensino de educação básica. Três anos é o prazo para as escolas se adequarem às novas normas de ensino. Cada estado fica responsável pela organização do período em que será estipulado o ensino. O que tem gerado polêmica é o veto do presidente no artigo que previa que professores tivessem formação específica na área.

Saiba mais sobre a Lei.

Oficinas capacitam professores

Para quem tem interesse em levar o curso musical até a comunidade com esse método de ensino, pode se capacitar em oficinas que duram apenas três horas. O processo começa com a fabricação dos instrumentos, feitos com material reciclável. A intenção das oficinas é fazer com que professores do ensino fundamental se interessem pelo projeto, e depois apliquem o método em sala de aula. Com isso não precisaria utilizar o contra turno escolar, estaria inserido dentro do ensino de artes. Aos interessados em fazer a oficina é preciso entrar em contato com Domara ou Undina pelo telefone: (41) 3350-3618. Vale lembrar que as oficinas são elaboradas para quem tem o interesse em ensinar gratuitamente para a comunidade .

Cursos de música a baixo custo

» UFPR

 » Fundação Cultural

» Instituto Curitiba de Arte e Cultura

 

Richard Benvenutti

Anúncios

Comentários»

1. Katia - novembro 11, 2008

Muito Legal essa Reportagem
parabens bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: