jump to navigation

Alunos entrevistam grandes nomes da história do rádio setembro 24, 2008

Posted by silwana in História, Mídia, Tarumã.
trackback

O rádio transformou a vida das pessoas. Quem não acompanhava a programação radiofônica já foi considerado “fora da realidade”. A rádio novela era o sucesso na época em que a televisão era um apenas um sonho no Brasil. Abalava e prendia o receptor para não perder nenhuma parte. Os profissionais daquele tempo viviam do desejo de cada dia transmitir algo mais para o ouvinte. Esses foram os relatos de Paulo Branco, Ubiratan Lustosa, José de Bastos, Silvio de Tarso, Mario Celso Cunha, Rosaldo Pereira, José Basso e Fernando Gomes, profissionais do rádio que participaram do programa ZYZ (“onde a rádio e o jornalismo se encontram”), programa realizado pelos alunos do sexto período de Jornalismo da Unibrasil (6º JOAN).

A primeira transmissão no Paraná foi em 27 de junho de 1924 pela Rádio Clube Paranaense, o jornalismo que se fazia era diferente do que se faz hoje. Esses nomes que contribuíram para a história do rádio estiveram do outro lado da mesa para comentar essas diferenças, relatar sobre a história do rádio e sua evolução tecnológica, descrever como eram as rádio novelas e como se fazia as transmissões. Tranqüilos e satisfeitos responderam perguntas e corresponderam ao tempo de 15 minutos. Os estudantes Marcus Vinícius, Matheus Crocoli, Estela Piardi e Adriano Gomes estavam ansiosos e inquietos por estar na frente de grandes radialistas, mas preparados e confiantes.

Sob a direção da professora de rádio Thais Poletto, os estudantes preparam uma versão da entrevista com vídeo e fotografias. Os entrevistados receberão uma cópia deste material e segundo a professora os alunos tiveram um bom desempenho. Para registrar o fato, Paulo Branco publicou em seu blog http://www.paulobranco.com/2008/08/pb-entrevistado-por-formandos-da.html.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: